Luta, Vontade e Insistência

 

Com certeza virá a Recompensa

 

Caros trabalhadores da Sanepar.

Desde que fora implantado o chamado PPR – Programa de Participação nos Resultados, nós do Saemac lutamos incansavelmente para mudarmos a forma de distribuição, por entendermos que o que é construído pelo conjunto de trabalhadores, deve ser distribuído de maneira igualitária para todos.

Pois bem, sempre enfrentamos muita resistência por parte do quadro Diretivo e Gerencial da empresa, bem como de alguns membros nas Comissões de Negociação que discutiram a forma de distribuição. Isso acontece por que estes são funcionários com boa remuneração, além de gratificação de função.

Também por diversas vezes tentamos sensibilizar a Diretoria da Sanepar, mas não obtivemos hesito.

Por tudo isso é que não se avançou na proposta de distribuição linear do PPR.

Face à essas dificuldades, surgiu a idéia de levarmos ao conhecimento do Sr. Governador e demonstrarmos a injustiça que está sendo praticada contra os trabalhadores de menor poder aquisitivo.

Qual o caminho e como trilhar?

Visando um resultado satisfatório, procuramos o deputado Péricles Holleben de Mello, que se sensibilizou com a luta dos trabalhadores da Sanepar.

Pelo fato de ter ele exercido um cargo de Diretor na empresa e participado de uma Negociação Coletiva de Trabalho, percebeu a dificuldade dos sindicatos em avançar nas negociações.

Sendo o Saemac o Sindicato que representa o maior número de funcionários da empresa e por se tratar de um pedido da Diretoria deste em nome dos trabalhadores injustiçados, o Deputado assumiu então um compromisso com o Saemac e encampou nossa luta, tanto em relação a Pauta de Reivindicações dos trabalhadores quando do ACT 2007, quanto à questão do PPR do mesmo ano.

Em dezembro de 2007, assim que foi definido o montante a ser distribuído a título de PPR, encaminhamos uma carta ao Excelentíssimo Deputado, relatando quanto cada funcionário iria receber e solicitamos que fosse levado ao conhecimento do Sr.  Governador, afim de esclarecer todo o processo e ao mesmo tempo, demonstrar o descontentamento da grande maioria dos trabalhadores da empresa com a situação.

Quando do ACT2007, não foi possível agendar Audiência com o Governador, mas continuamos em contato com o Deputado Péricles e agora em março de 2008, este apresentou nossa reivindicação ao Governador, que determinou ao Presidente do CAD, o Sr. Pedro Henrique Xavier, para que atenda a solicitação dos trabalhadores da Sanepar quanto a distribuição do PPR de forma horizontal, ou seja, para nós da maneira solicitada.

Em nome dos trabalhadores da Sanepar, o Saemac agradece o Sr. Governador pelo entendimento e também ao nobre deputado pelo esforço dispensado a nossa solicitação.