Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento de Cascavel e Regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.
 
Sindicato Saemac

 Webmail:
 e-mail:
 senha:
 

Dúvidas, sugestões ou reclamações disque:
0800-600-5161

 

 

 

 

 
 

Beneficiários do INSS cobram fim do fator previdenciário e reajuste conforme o mínimo

Aposentados e pensionistas estiveram, nesta segunda-feira (8), no Congresso Nacional para pedir a aprovação de projetos de lei que preveem o fim do fator previdenciário e o reajuste dos benefícios conforme o que é realizado no salário mínimo.

De acordo com o diretor de Organização da Nova Central Sindical, Isaac Neco, o fim do fator previdenciário é o tema principal na pauta de reivindicações dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

“Essa é uma luta para os aposentados. Hoje, o salário está sendo devastado cada vez mais. Estamos defendendo os aposentados”, afirmou, segundo a Agência Brasil.

O fator foi criado com a finalidade de reduzir o valor dos benefícios previdenciários, no momento de sua concessão, de maneira inversamente proporcional à idade de aposentadoria. Quanto menor a idade de aposentadoria, maior o redutor e, consequentemente, menor o valor do benefício.

Reajuste
Em relação ao reajuste dos benefícios de acordo com aquele que é feito no salário mínimo, ele disse que se faz necessário para evitar que os aposentados e pensionistas continuem a ter um “aumento salarial irrisório”.

Em relação a esse assunto, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, apresentou na semana passada à Câmara dos Deputados uma emenda estabelecendo que o reajuste dos benefícios seja da inflação do período mais 80% do PIB (Produto Interno Bruto), e não 50%, como fixa uma medida provisória do governo que está para ser votada no Congresso.

Fonte: InfoMoney

CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)
TRT (Tribunal Regional do Trabalho)
TST (Tribunal Superior do Trabalho)
MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)

 

 

 

 

 

 

 
 

Contatos: email: saemac@saemac.com.br
Fone: (45) 3223-5161 Cascavel-PR
Fone: (41) 3333-5719 Curitiba-PR