Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento de Cascavel e Regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.
 
Sindicato Saemac

 Webmail:
 e-mail:
 senha:
 

Dúvidas, sugestões ou reclamações disque:
0800-600-5161

 

 

 

 

 
 

Outubro

29/10/10

Trabalhadores aprovam o valor das custas processuais referentes às Ações Coletivas
Entre os dias 20 de setembro e 06 de outubro, o SAEMAC percorreu inúmeras cidades do Paraná e realizou 26 sessões da Assembleia Geral Extraordinária com os funcionários da Sanepar, com a finalidade de discutir sobre custas processuais referentes às Ações Coletivas movidas pelo Sindicato.


26/10/10

Acordo de aumento de jornada sem presença de sindicato é inválido
Sem a intermediação de sindicato, acordo coletivo que aumente a jornada de trabalho não tem validade. O inciso VI do artigo 8º da Constituição não deixa dúvidas quando diz que é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho.

25/10/10

Intervalo intrajornada não gozado tem que ser pago com acréscimo de 50%
O tempo para descanso e alimentação, denominado intervalo intrajornada, não usufruído pelo empregado, deve ser pago com acréscimo de no mínimo 50% sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho.

22/10/10

Tratar empregado com rigor excessivo para forçar pedido de demissão caracteriza assédio moral
Dando razão ao trabalhador, a Turma Recursal de Juiz de Fora, condenou a reclamada ao pagamento de indenização pela prática de assédio moral. Isso porque os julgadores constataram que a empresa começou a tratar o empregador com rigor excessivo, na tentativa de fazê-lo pedir demissão.

Trabalhadores recebem indenização por tempo de serviço anterior ao FGTS 
A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho não acatou recurso da Companhia Carris Portalegrense e manteve o direito de três ex-empregados da empresa de receberem indenização por mais de dez anos de serviços anteriores à opção pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS.


20/10/10

Proposta dobra estabilidade em casos de acidente de trabalho
A Câmara analisa o Projeto de Lei 7217/10, que dobra o prazo de estabilidade no emprego para trabalhadores vítimas de acidente de trabalho. Pela proposta, o prazo mínimo de estabilidade passará a ser de 24 meses após o fim do auxílio-doença.


19/10/10

Indenização para herdeiros
Coluna SEU DIREITO, publicada hoje na Folha de Londrina aborda a questão da ação indenizatória movida por herdeiros de um falecido. Clique aqui para ler a matéria completa.

18/10/10

Novo regulamento do Balneário das Gaivotas

Pedimos para que todos os associados do SAEMAC leiam com atenção os artigos e parágrafos do novo regulamento do Balneário das Gaivotas, para que vocês possam usufruir deste lugar da melhor maneira possível. Clique aqui para ter acesso ao documento na íntegra.

Dando razão à trabalhadora, a 4ª Turma do TRT-MG, por maioria de votos, modificou a decisão de 1º Grau, que havia negado o seu pedido de reconhecimento do direito à estabilidade provisória, em decorrência de gravidez.

14/10/10

Proposta condiciona seguro-desemprego a curso de qualificação
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7411/10, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), que condiciona o pagamento do seguro-desemprego à frequência em cursos de qualificação e capacitação profissional oferecidos gratuitamente pelo Sistema S (Senac, Sesi e Senar)

Horas “in itinere” podem ser limitadas em acordo coletivo
A limitação do pagamento das horas “in itinere” é válida quando prevista em acordo coletivo. Segundo a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, é possível estabelecer, por meio de negociação coletiva, um valor fixo a ser pago como parcela de horas “in itinere”.

13/10/10

Empresa que pagou o acerto rescisório dois meses após a dispensa deverá indenizar o ex-empregado
Dando razão a um trabalhador, a 8ª Turma do TRT-MG modificou a decisão de 1º Grau e condenou a ex-empregadora ao pagamento de indenização por danos morais.

Bancários de Curitiba e região podem voltar ao trabalho na quinta-feira
Os bancários de Curitiba e região metropolitana podem encerrar a greve nesta quarta-feira (13) e voltar ao trabalho na quinta-feira (14). Após a reunião entre o Comando de Greve e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) da última segunda-feira (11), a orientação para os grevistas de todo país é que encerrem a paralisação.

08/10/10

Desconhecimento da gravidez não afasta dever de indenizar 
A indenização pelo período da estabilidade provisória gestacional é devida independentemente do empregador saber ou não da gravidez da funcionária no ato da dispensa.

É proibido discriminar quem ajuíza reclamação trabalhista ou atua como testemunha
A Constituição proíbe qualquer tipo de discriminação pelo fato de o profissional ser parte em uma ação trabalhista ou por testemunhar em juízo contra empregadores.

Tempo com asseio após jornada deu horas extras a trabalhador
Um empregado da empresa capixaba Tracomal Terraplenagem e Construções Machado Ltda. vai receber horas extras diárias, relativas ao tempo que gastava para retirar os equipamentos de proteção industrial e fazer o asseio (limpeza) pessoal após o expediente.


06/10/10


SAEMAC participa do Seminário ‘Promoção do Trabalho Decente’
Um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna. Isso é o Trabalho Decente, um objetivo global assumido pelo Brasil junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Bancos permanecem fechados por tempo indeterminado
Os bancários continuam com os braços cruzados em Cascavel. De acordo com a Federação dos Bancários do Paraná o impasse não tem data para terminar.

Funcionário dos Correios faz greve de fome
A revolta gerada por reclamações ignoradas envolvendo falta de efetivo, sobrecarga de trabalho e problemas de saúde enfrentados por servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), fez com que o funcionário Mauro Miguel colocasse em risco a própria saúde em prol dos colegas de trabalho.

Servidores públicos decidem manter a paralisação nesta quarta-feira
Cerca de 3,5 mil servidores do município interromperam as atividades. Alunos de 90 das 108 escolas estão sem aulas.

05/10/10

Trabalhador, não deixe de participar da ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA!
O objetivo da Assembléia é
"apreciar e deliberar sobre as custas processuais, referentes as Ações Coletivas".
Clique aqui para visualizar o edital/calendário.

Trabalhador rebaixado de função após ter sido reintegrado deve receber indenização
A 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS) condenou um curtume a pagar R$ 3.210,00 por danos morais a um empregado.

1º/10/10

Greve não é motivo para demissão por justa causa
Com o entendimento de que greve é um direito constitucional do trabalhador, a Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho restabeleceu a sentença que condenou o frigorífico mato-grossense Bertin S. A., ao pagamento das verbas rescisórias devidas a um empregado grevista que foi dispensado indevidamente por justa causa.

Projeto extingue limite de idade para salário-maternidade
A Câmara analisa o Projeto de Lei 7761/10, do senador Paulo Paim (PT-RS), que garante quatro meses de salário-maternidade à segurada da Previdência Social que adotar uma criança, independentemente da idade.


Ação 10933-2006-028-09-00-5
DIVISOR 200


SANEPAR NÃO CONSEGUE REVERTER NO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO, A CONDENAÇÃO DE RECALCULAR AS HORAS EXTRAS E NOTURNAS, UTILIZANDO O DIVISOR 200.

O TST, entendeu que houve ausência de fundamentação no recurso apresentado pela empresa e o recurso de revista não foi conhecido. - veja o acordão


Horas “in itinere” não podem ser suprimidas por negociação coletiva

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou o Consórcio Capim Branco Civil a pagar horas “in itinere” a ex-empregado.

 

CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)
TRT (Tribunal Regional do Trabalho)
TST (Tribunal Superior do Trabalho)
MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)

 

 

 

 

 

 

 
 

Contatos: email: saemac@saemac.com.br
Fone: (45) 3223-5161 Cascavel-PR
Fone: (41) 3333-5719 Curitiba-PR